Vivemos uma sociedade líquida (Zygmunt Bauman) aonde o individualismo, a fragilidade emocional e relacional se manifestam de forma nunca antes vista em nossa história e parece que perdemos a sensibilidade de nos conectarmos uns aos outros. Isso, além de desumanizar as pessoas e as sociedades provoca desentendimentos, escaladas de violência, Bullyings, doenças psicológicas, emocionais e interpessoais de todos os tipos. O impacto dessas desconexões e afastamentos se dá desde o núcleo familiar, nas escolas, no campo corporativo, na sociedade e nas relações com a natureza, de forma geral.
Pessoas e organizações estão sendo atingidas e adoecidas por afastarem a própria natureza humana de seus contextos humanos. Nas famílias, instituições educacionais e no mundo corporativo afastar-se de si mesmo e dos sentimentos, abafar conflitos e escamotear pessoas que provocam mal estar, por serem entendidos como ingredientes de risco e agressão pessoal, tem sido uma realidade que provoca ainda mais desestrutura e conflitos. Por causa disso, os climas relacionais e institucionais ficam fragilizados e, consequentemente, os resultados do que se busca ficam comprometidos.
Muitas vezes um Círculo restaurativo de Construção de Paz restabelece aos componentes desse grupo humano a certeza de que todos são aceitos, que temos emoções, histórias, sentimentos e necessidades a serem entendidas e atendidas. A partir daí, mais facilmente as relações de respeito, generosidade e empatia surgem e são constituídas. A consciência sobre a forma de nos conectarmos e relacionarmos com os outros tem o condão de mudar percepções, criar e desenvolver ambientes produtivos e de paz.
Desenvolver, constituir e implantar Círculos de Construção de Paz que restaurem e promovam a cultura da pacificação, escuta ativa, amorosidade, compaixão e entendimento entre as pessoas, além do próprio autoconhecimento e autocuidado. Esse caminho tem se mostrado salutar para superar mal estares e proporcionar novamente o bem-viver entre as pessoas, suas relações pessoais e profissionais. Através dos Círculos de Construção de Paz, estaremos contribuindo para uma melhor sensação de pertencimento e significância de cada pessoa envolvida no processo criando assim, fortalecimento socioemocional e, por fim, engajamento, atingimento de metas e climas positivos de relações e trabalho.
Por ser um processo estruturado para cultivar e apoiar o comportamento positivo dentro dele e, mais importante, fora do Círculo, é extremamente útil na geração de um ambiente de qualidade entre as pessoas, seja nos ambientes que forem.
Lar de acolhimento, instituições educacionais, cursos de formação de professores, diretores e coordenadores de curso na Educação Básica e Ensino Superior, tanto no Brasil, como internacionalmente.