Segundo Andreas Schleicher, físico alemão que há 15 anos coordena a prova do PISA, “o estudante brasileiro decora a matéria, mas não estabelece qualquer relação entre a sala de aula e o mundo real”. Na prova do PISA, como sabemos, o Brasil sempre aparece nos últimos lugares.
Essa realidade não é por acaso. Pelo que temos vivido e acompanhado nesses nossos últimos 40 anos nas escolas e com os professores, podemos comprovar que Schleicher tem toda a razão. Nas nossas faculdades o foco é teoria, teoria e teoria. Os professores ali formados apenas replicam nas escolas o modelo da teoria, teoria, teoria!!! A vida fora da faculdade e das escolas fica isolada!
No Brasil, mas não só nele, parece que vivemos em Planetas diferentes e distantes. Por um lado, o Planeta Terra, aonde habitamos, aonde estão nossas motivações, desejos, necessidades, problemas humanos, aonde estão as motivações dos estudantes e em outro mundo o Planeta Escola e Faculdade distantes do Planeta Terra aonde habitamos. Essa comparação pode parecer estranha. No entanto, é a melhor analogia que encontramos para exemplificar quão desumanizante a educação se tornou.
A afirmação de Andreas Schleicher apenas corrobora com o que estamos vivendo há tantos anos no Brasil e percebemos, cada vez mais, que pouco somos capazes de tomar uma atitude para reverter essa situação. Assim as faculdades e escolas, cada vez mais, se tornam espaços etéreos. As crianças e os jovens, hoje com tantas possibilidades fora destes ambientes educacionais, cada vez mais perdem a motivação. O que é abordado no contexto educacional não contempla as necessidades dos estudantes e, o que é talvez pior, é desenvolvido de forma desumana não respeitando a forma como a mente humana aprende.
É preciso, urgentemente, conectar e integrar o Planeta Escola com o Planeta Terra!