PAI, EU NÃO AGUENTO MAIS ESSAS AULAS!

Foi assim que hoje ouvi o desabafo de um pai que tem a filha estudando no Ensino Médio. Ontem, um Diretor de Escola de educação básica me dizia: Que professores essas Universidades formam? Estão formando professores para um mundo que já não existe mais. Anos atrás eu era diretor de uma faculdade que há 40 anos formava em torno de 90% dos professores naquela região. As queixas dos coordenadores e professores eram constantes: o que fazem esses professores da educação básica? Esses alunos vêm para a faculdade mal preparados, sem base! Um dia não me aguentei e disse: Há 40 anos essa faculdade forma os professores desta região e agora vocês vêm e me dizem que esses estudantes vêm mal preparados? Aonde está o problema?  Para terminar mais um depoimento que outro dia um professor de faculdade nos trouxe: Praticamente não tive formação para ser professor. Sou profissional bem sucedido em minha área profissional principal. Mas tenho muita dificuldade como professor.

Bem, prezado(a)s Leitore(a)s! Esse é o cenário. Os estudantes já não aguentam mais as escolas e faculdades que não conseguem conectar-se com a vida real e oferecer formação instigante, significativa na qual os estudantes vejam sentido para a sua vida pessoal e profissional. Temos acompanhado, principalmente depois da Pandemia, as queixas: em especial no Ensino Médio e Superior a evasão se acirrou. Pensamos: será que foi por causa da Pandemia ou neste tempo de afastamento muitos se deram conta o quão desinteressante é para a sua vida esse tipo de educação que recebem nas escolas e faculdades? Pode ser que, e certamente há, outras hipóteses, mas não podemos fechar os olhos para essa situação. 

Por outro lado, como vimos nos problemas detectados acima, a formação dos professores está distante do mundo real e das necessidades dos estudantes. Os modelos de formação estão ultrapassados e, diante do positivo acesso sempre maior ao ensino superior, cada vez menos temos professores preparados para atender a essas demandas. Muitos dizem: essas novas gerações não querem nada com nada. Será que é simples assim?

Pai, eu não aguento mais essa escola! Diretor, eu não aguento mais dar aula para esses alunos desinteressados! Sou bem sucedido no meu campo profissional, mas não tenho sucesso como professor (segunda profissão)! Os estudantes estão clamando por uma nova educação. Os professores clamam por ajuda!

Reflexão: Existem tantas boas ideias na mente de tantas pessoas para superar essas dificuldades. Por que elas não são colocadas em prática? De faculdade em faculdade, de escola em escola…será que não é possível humanizar a educação?