“Enterraram a ideia de que há crianças incapazes de aprender”

Artigo Citado Aqui

Não, não estamos falando, como costumeiramente se faz, de um país que está na vanguarda na educação (Finlândia, Singapura, Alemanha…). Estamos falando do Brasil, de Sobral, interior do Ceará, do nordeste brasileiro que sempre foi tido como região problema. É dali que, cada vez mais, colhemos exemplos de como a educação pode transformar realidades locais e regionais. Pessoalmente colhemos lições de vida no interior do Ceará em 2010 e 2011, quando, sábados e domingos, desenvolvíamos formação continuada com professores em espaços nada confortáveis. Sim, sábados e domingos, enquanto que em outras regiões do Brasil o professor estudar, estar em formação continuada é considerado absurdo nesses dias. No entanto, ali estavam professores simples, ganhando mal, mas ávidos por aprender e transformar. E tem mais! Essas aprendizagens foram levadas às salas de aula e, a Universidade Federal do Ceará, junto conosco, publicou uma obra de relatos dos professores “Significar a Educação, a escola dos sonhos é possível”.

Portanto, ao ler esse artigo do jornal El País, sobre Sobral, não vemos nada de extraordinário. Vemos gestão do ensino público, continuidade, educação como prioridade, não desistir das crianças, com 6 a 7 anos todos estão alfabetizados, sabem ler e escrever, liderança no IDEB, entre outros. Vemos avaliação dos resultados, enquanto que no Brasil, em geral, isso é considerado como um absurdo por gestores e professores. 

Um dia o Professor Pacheco, Escola da Ponte, foi indagado por uma professora se ele poderia ir ao seu município e coordenar a construção de uma escola inovadora, como era o caso da Escola da Ponte. O Professor Pacheco foi enfático: “A escola da Ponte está na sua cabeça. Vai lá no município, reúna as pessoas e construam a sua escola sonhada”. 

Para pensar: Será que não está na hora de parar com as desculpas de toda ordem? De buscar soluções nos outros? De pensar a educação local e regional a médio e longo prazo, planejar e ter disciplina e persistência para, coletivamente, traduzir os sonhos em realidade?

Como educador, nos apraz aplaudir e ajudar os diversos SOBRAIS que estão surgindo em muitos lugares no Brasil, pois todas as crianças são capazes de aprender se tivermos uma escola capaz de promover aprendizagem significativa e responsável!