INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE ESCUTATÓRIA!

Inscrições abertas para curso de escutatória. Quem conhece Rubens Alves já ouviu falar de curso de escutatória. Sim, isso mesmo….curso para aprender a escutar!

Você já teve a sensação de não ter sido escutado ou, mesmo convivendo com alguém por longos anos essa pessoa ainda não saber do que gosta, do que sente, ou do que espera da vida?  Pois isso é o que acontece com os nossos estudantes, nossos filhos, nas escolas brasileiras. Jamais foram perguntados sobre o que gostariam de aprender, quais suas curiosidades, que problemas seriam importantes resolver. Você até pode cutucar: mas o que isso importa, eles nem sabem o que querem? Ou ainda: Nunca ninguém me perguntou isso e olha eu aqui! Ok, eu entendo, mas….!

Em nossos cursos Brasil afora temos desafiado os professores e gestores de educação  a perguntar aos estudantes que problemas gostariam de resolver,  que curiosidades, perguntas, ou dificuldades gostariam de trabalhar em aula e ainda como gostariam que fosse o Brasil. Não para surpresa nossa,  crianças do 5º ano do fundamental disseram que gostariam de saber coisas como: Por que o rio corre? Por que o peixe não sai da água e, se sair, morre? Uma criança já nasce sabendo ler? Por que meu cachorro morreu? Por que o tiro da arma de fogo mata? Por que tenho medo? E ainda: Por que o navio não afunda e o avião não cai? Por que o sol não esfria? Por que acontece o eclipse solar? Como se formam as chuvas e os vulcões? Por que o óleo não se mistura com a água? 

Vejam que perguntas sensacionais, filosóficas e até transcendentais!!!!! Temos representados nelas conteúdos em que as disciplinas de história, de geografia, de química e de física, além de sociologia e até filosofia poderiam muito bem responder e, de lucro, teriam olhos e mentes atentas para conhecer as respostas. Há desejos humanos latentes em nossos filhos e estudantes. Todas essas perguntas sinceras estão passando pelas cabecinhas de crianças de 11, 12 anos! E se perguntássemos para crianças de 5, 6 anos, ou de 15, 16, o que sairia? Que grande oportunidade seria aprender coisas altamente significativas, perguntas essas que nem nós mesmos, adultos, saberíamos responder talvez….mas que fazem parte do repertório humano do desejo de saber, de conhecer, de aprender e que se calam, esfriam e são encaixotados ao longo dos anos nas escolas e dentro das famílias. Deixe seu filho perguntar. Aprenda a ouvir e desafie a escola a ouvir seu filho e buscar respostas a essas mentes brilhantes. Além disso, é assim que se aprende a buscar dentro de si mais perguntas que motivam a busca de mais conhecimentos e aprendizagens. É isso que chamamos de APRENDIZAGEM ATIVA, não algumas balelas que se falam por aí sem pé, nem cabeça!