Durante um salão científico com professores, após seis meses de estudo e intensa prática em sala de aula, fomos surpreendidos pelo relato dos alunos e dos professores. As práticas dos professores seguiu os seguintes passos: 1. Mapeamento dos problemas que afligiam os estudantes em relação ao estudo a ser desenvolvido. 2. Os professores forneceram material teórico para que os alunos pudessem estudar, refletir, analisar os problemas e compreender as problemáticas. 3. No final do estudo, os alunos, de forma fundamentada, foram convidados a socializar as soluções e o novo conhecimento produzido.
Alguns depoimentos, em especial, chamaram muito a atenção e desconstroem inúmeros mitos da educação brasileira. Par ilustrar, trazemos aqui duas destas falas. 1. Poxa vida, esse conteúdo tem vida!!!, referindo-nos à fala de um grupo de alunos ao ver que o conteúdo teórico abordado na aula tinha conexão com a sua vida e agora havia ajudado a resolver um problema que os angustiava. 2. E nós que pensávamos que os alunos não queriam estudar!!!, referendo-nos à fala de uma professora sobre um mito que transita entre os professores de que os alunos não tem motivação para estudar.
Em mais essa formação e também nesses relatos pudemos comprovar o que há muitos anos temos aprendido nos fundamentos estudados e também constatado em nossas práticas: quando o que vai ser estudado está conectado com a vida dos estudantes, quando o estudo tem sentido e envolve emocionalmente os estudantes, quando o estudante é protagonista da construção do conhecimento, quando se produz novo conhecimento significativo, entre outros, o envolvimento, a motivação, a atenção e a aprendizagem significativa para a vida ficam garantidos. Isso não ocorre apenas com os estudantes. Ocorre a cada dia na vida de todos nós!
De tudo isso fica a lição: a educação é o caminho para a transformação das pessoas e da sociedade. O que está em discussão é o modelo educacional ainda vigente centrado apenas no armazenamento de informações a serem repetidas em momentos de avaliação para garantir a aprovação de ano e um diploma!
Pensem nisso!