em Moçambique – Confira nossas Redes Sociais e veja em detalhes como foi a Visita.
Durante décadas perseguimos respostas para nossas inquietações na educação. Nossa essência como pessoa e mais tarde como educador consolidava uma certeza: o que se faz na vida, o que se aprende, precisa ter sentido. Precisa vir ao encontro das nossas curiosidades, necessidades e desejos humanos. À medida em que os anos foram passando, fomos confirmando que a escola e a universidade estavam distantes da vida e do ser humano. Havia um abismo entre a vida, o ser humano e as instituições educacionais instituídas.
Construir, na prática, o resgate do sentido de ser das escolas e universidades foi a missão que assumimos, incansavelmente, durante mais de 40 anos. Como professores que somos, experimentamos, tanto na educação básica como superior, momentos que fizeram os nossos olhos e os dos estudantes, brilharem. Os colegas professores também foram nos trazendo inúmeros problemas, reflexões e contribuições. Aos poucos fomos avançando, muitas vezes retrocedendo para avançar com mais consistência. Estudamos cada vez mais. Registramos em livros e artigos COMO as dificuldades foram superadas. Fomos a fundo nas reflexões e encontramos, às vezes, minúsculos detalhes que impediam os avanços. Esta jornada, em síntese, deu origem à METODOLOGIA EVOLUTIVA.
Com essa bagagem, de 24/08 a 06/09 de 2024, assumimos a MISSÃO de contribuir com os coordenadores da Universidade Católica de Moçambique (instituição com 30 mil acadêmicos) e com os professores da obra social da rede La Salle. Foi um grande desafio, pois estávamos em um país com realidade cultural bem diferenciada da nossa. No entanto, à medida em que os dias passavam, veio a constatação: os olhos dos professores brilhavam diante de cada reflexão e prática. Confirmamos que, seja aonde for, ou aonde houver ser humano, a METODOLOGIA EVOLUTIVA que, nada mais é, do que o resgate da essência humana na educação, era o caminho para construirmos a educação tão sonhada há tento tempo.
No final desta jornada, pelas avaliações feitas pelos participantes, voltamos com o coração repleto de satisfação. Pudemos testar e aprovar a METODOLOGIA EVOLUTIVA em uma realidade muito diferente da nossa. Ao ouvir os professores dizer, por exemplo, “Já estou aqui há vinte anos. Tivemos tudo que é tipo de formação, no entanto, nenhuma chegou ao centro do problema e nos mostrou tão bem COMO fazer a mudança e desenvolver uma educação significativa”, consolidamos nossas convicções. Vimos que tantos anos de dedicação valeram à pena.
Agora, mais do que nunca, estamos preparados para ajudar as instituições educacionais e, principalmente os professores, a promoverem educação que responda às necessidades humanas e aos desafios das pessoas e profissionais do século XXI.